quarta-feira, setembro 21, 2005

Um crime horrendo na terra da Ribeira do Pai Mouro

Aos Advogados de Canas que foram os obreiros por a lista de “Só Canas” ter sido aceite no Tribunal, (médicos e outros profissionais de saúde, porque também estiveram desde o início com os moderados, preparem-se são os seguintes).

Manuel entrou no escritório de advocacia do Dr. Augusto. Estava muito nervoso. Tinha andado, mais uma vez, a travar-se de razões com a sua esposa Maria José.
Quem mandava em casa, ou melhor em Manuel, era Maria. No povoado o pedreiro era conhecido pelo “Manuel da Maria Movimentalista”. (Isto quando os homens são conhecidos por serem pertença da esposa, diz o povo canense e bem… está o caldo entornado!)
Desde logo, o pai da moça ao dar-lhe o nome de José para juntar ao de Maria… certamente apercebeu-se que o lado autoritário, a vertente masculina da res ia desenvolver-se.
E como era feia a Maria José! E se ainda não bastasse esse castigo divino, desde o útero de sua mãe tinha-se deixado engordar até aos dias de hoje.
-“ Muito bom dia, o que é que se passa? O que vos traz por cá?” Perguntou o Advogado.
-“A minha mulher foi à polícia fazer queixa contra mim. Tem um lanho de 10 cm na testa. Ela diz que fui eu que lhe mandei com uma colher de pedreiro.”
(Esta situação era comentada na localidade, o Doutor já tinha ouvido comentar na rua que o Manuel da Maria Movimentalista tinha perdido a paciência com os desvarios autoritários da companheira.)
-“ E não terá sido assim mesmo?”
Fazendo um gesto para se levantar, Manuel retorquiu:
-“ Doutor, eu estou a falar a verdade.”
-“ Tenha calma. Eu não estou a chamá-lo mentiroso. O Senhor tem duas possibilidades: Diz que bateu, mas que está arrependido, que nunca teve nada com a justiça… ou então nega os factos, diz que a senhora bateu na fresta da porta… que é incapaz de bater numa mulher, nem com uma rosa!”
-“ Doutor, o que é que me aconselha a fazer?”
-“ Alguém viu a testa da sua esposa ir ao encontro da colher?”
Manuel sorriu, sinal evidente que estava mais calmo.
-“ Não, os vizinhos ouviram os gritos quando ela… bateu na fresta da porta. Quando for chamado a depor o que devo dizer, Doutor?”
-“ O Advogado é apenas a voz do queixoso ou do réu perante a Justiça. O cliente é quem escolhe o caminho. Até ao julgamento pense nas duas possibilidades, confessa ou nega, seja qual for a sua escolha pedirei a absolvição.”
O jurista acompanhou o cliente até à porta do escritório:
-“ Vá com calma, tudo se resolverá. Mande compor a fresta da porta…”
***
Dia do julgamento. O Tribunal estava cheio de curiosos para assistir à audiência. Numa terra de brandos costumes, o crime de bater na esposa era o crime mais grave que tinha ocorrido na Comarca, só comparado com o crime cometido há um par de anos pelo Tonito Movimentalista: Roubo e a consequente matança do porco da Dona Etelvina. Não valeu de nada o Dr. Augusto ter alegado no Tribunal que foi para matar a fome dos seus 5 filhos e das suas duas companheiras e que ele não provou nada do “bicho”.
“- Não roubarás, uma Lei dos homens e um dos 10 mandamentos bíblicos.” Disse o Juiz. “- 10 meses de prisão.”

O Dr. Augusto foi o último a chegar ao Tribunal, no hall de entrada cumprimentou os presentes com uns sonoros “Bons dias”, as senhoras responderam-lhe com uma vénia e os homens tiraram a boina da cabeça.
O Manuel aproximou-se:
“- Doutor, não sei o que vou fazer à minha vida, só lá dentro é que decido o caminho…”
***
A sala do Tribunal era ampla. Na parede central estava uma tapeçaria com a imagem da justiça: uma senhora com os olhos vendados, numa das mãos tinha uma espada, na outra mão segurava uma balança.
Ao fundo da sala estava uma mesa comprida com três cadeiras ao centro e uma cadeira na ponta. Do lado direito da sala existia uma mesa com duas cadeiras. Em frente da mesa do Juiz estava a cadeira do réu, a única que não era almofadada. Uma cancela de madeira separava esta parte da sala com bancos compridos para o público se sentar.
O Juiz e o Delegado entraram na sala. Todos se levantaram.
O Juiz Barrelas sentou-se na cadeira central, o Procurador Saraiva sentou-se na cadeira à direita da mesa, e numa das cadeiras da secretária sentou-se o Advogado canense.
“- Façam o favor… Podem se sentar.”
Todas as pessoas sentaram-se. Em seguida o arguido, sem nunca se ter sentado, ouviu a acusação.
“- Estes factos, pelos quais vindes acusado, são verdadeiros? Perguntou o Juiz.
Um silêncio…
“- Sr. Dr. Juiz, uma parte é verdadeira, outra é falsa.”
“- Comecemos pelos factos verdadeiros.”
“- A minha querida e adorada esposa fez um lanho de 10 cm, corte que foi cozido a sangue frio com 11 pontos pelo Dr. Americano. Isso é verdade.”
“- Tudo o resto é falso? Está a querer dizer ao Tribunal que não mandou uma colher de pedreiro à testa da queixosa?”
“- Nem à testa dessa senhora, nem à testa da minha esposa. Sr. Dr. Juiz, eu vou contar a verdade… que V. Exas procuram.”
“- Conte ao tribunal o que se passou?”
“- Sr. Doutor, a minha cozinha está ligada com a sala de jantar. O que separa a cozinha dessa divisão é um degrau de 30 cm. A cozinha tem mosaicos no chão, a sala não… dia para dia…mas a verdade é que ainda não fui comprar o resto do material. Ora… o degrau não tem mosaico na parte lateral, está em “quina viva”. A minha Senhora escorregou quando estava a levantar a loiça da mesa de jantar para ir lavá-la à cozinha…bateu com a testa no degrau. Ainda tentei agarrá-la, (a cara dela já não a favorece e com uma cicatriz ficava uma desgraça, quando fosse para adormecer os filhos tinha que a pôr a dormir no alpendre…) mas já era tarde.”
“- Por mera hipótese, imaginemos que foi assim que se passaram os factos. Porque razão a queixosa fazia queixa de vós?”
“- Senhor, ela descobriu que eu vou votar no Aires.”

Depois foi a vez de Maria José ser ouvida pelo Tribunal. Repetiu o que a acusação referia: Tinha havido uma discussão que acabou com uma colher de pedreiro a voar em direcção a ela, (que por boa pontaria do apontador ou pelo acaso do destino tinha-lhe acertado bem no meia da testa).
As testemunhas não disseram nada de relevante, as de Manuel disseram que ele era um santo sem altar mas com um calvário e as testemunhas de acusação, uma delas era o Presidente da Junta, disseram que ela era uma jóia de pessoa.
O Procurador, sem fazer perder muito tempo ao Tribunal, pediu a pena máxima para este crime: 24 meses de prisão em cela isolada.
O Advogado, depois de uma longa alegação de defesa, (convenceu o público da falsidade dos factos mas prolixa), pediu a absolvição.
“- O tribunal volta a reunir daqui a uma hora.” O Juiz ia debruçar-se sobre tudo o que foi dito em audiência para decidir de uma forma justa.
***
Sentença do Juiz:
“ Vai o Sr. Manuel condenado a 1 dia de prisão, com pena suspensa durante 3 meses, pela prática do crime de lesões físicas por negligência. Perante este Tribunal ficou provado que era pedreiro, por este facto, tinha a obrigação de construir o degrau de uma forma segura. Se assim tivesse acontecido, Maria José não tinha ficado mais horrível do que aquilo que era.”

No final, as pessoas deram os parabéns ao Dr. Augusto pela excelente estratégia de defesa. O Advogado agradeceu, mas de uma forma discreta sorria ao pensar no “caminho” que tinha sido seguido pelo pedreiro do Pai Mouro. Estava tentado a não cobrar honorários a tão brilhante estratega!

31 Comments:

At 11:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu amigo, a onde andou nestes anos? Espero que aproveitemos essa sua "veia", ou no teatro ou a escrever no nosso Jornal.
Cumprimentos.

 
At 11:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

PAPA Cereja:
Estav a ver que não levava a leitura até ao fim.
Isso dava 3 posts. :D
Aguardo pela dos médicos, ponha aí tambem as parteiras, agora é na maternidade mas eu e muitos foi com a Albertina. :D :D
Já reparou no anterior comentário, "nosso jornal", quem será? O AMEF, a Dra. Ana ou o Padre Nuno? :D

 
At 12:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

cereja é mesmo um advogadito de brincar

 
At 12:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Isto não é um post, é um livro. :P
de 0 a 20: 19,9 :P
Anónimozito das 12.10, conhecido pelo PAI MOURO, já acabou a reunião? Vieste cedo!
É aqui que me vai dar a benção meu PAI? É muito triste um filho não ter a benção do pai, tanto lhe pedi no canasesenhorins!
Imbecis, ainda não repararam que o Cereja é = às pessoas de bem de Canas, as pessoas que querem viver em liberdade. Que mania, eu sou achadiço, já o disse e volto a repetir os meus antepassados já andavam por canas antes dos vossos, imbecis e agora a bater sempre na mesma tecla.
Na noite de 9 de outubro sou eu que arrombo a porta do Quartel do Carmo (PIDE), estou para ver se tens a coragem como teve o Marcelo Caetano de dair pela porta que entraste.
é pá façam mais um comicio para eu gozar com a vossa cara, imbecis.
Não há paciência.
Deverá estar a referir-se a um dos advogados jovens de Canas. Doutores nem liguem ao meu PAI, ele tá com ciúmes, o Cereja não lhe dedica um post.
PAI, a minha benção? Gostaste de Marrocos?

 
At 12:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Isto não foi um comentário, foi um livro. :P

 
At 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O anónimo anterior fui eu. vou ver como está a minha lista, o pau de marmeleiro, até já PAI.

 
At 12:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

PAI!
Que educação anda a dar aqui ao seu filho? A escrever no anonimato, já não devia estar na caminha para fazer as suas caminhadas matinais?
Que PAI é o senhor que vai a Marrocos e tranca a porta de casa?
Mais uma noite sem a sua benção.
PAI, fique descansado, se ganhar a minha lista "Pau marmeleiro" como é meu PAI eu peço ao meu lider TOPATUDO para não lhe fazer mal.
Para quem é novo nisto, nem imaginam as conversas que tive com o PAI para ele dar-me a benção, deu-me conselhos: "Filho não acredites em atoardas" "Filho ouve o teu pai" mas nunca me deu a benção, será porque sou filho ilegitimo, mas agora não há pais incógnitos!

 
At 1:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Anónimo das 9.81 e +:

Avisa lá o teu Pai que eu sou como o juiz Barrelas, não lhe faço mal, quero é que vá votar no dia 9 (no PDM, é evidente). Ou pensas que o Juiz deu só um dia de prisa ao pedreiro porquê? Para poder votar, claro. Se não dava-lhe o merecido e nem nas presidenciais votava.
Mas que o pedreiro tem pontaria, lá isso tem. Axo que também tinha lugar na lista do PDM. Imagina as velhas todas no centro de Saúde, todas a sangrarem das rachas... das testas (sou bem intencionado, vocês é que já estão a pensar torto, enganei-me?)

 
At 9:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Anónimo relatador de comicios, eu dou-te a benção. :D
Temos homem, se quiserem ser como ele votem PDM (Pau de Marmeleiro)vão ao post da 3ª via e ajudem-nos acontruir umas Canas mais esguias.

 
At 1:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O presidente da Junta foi testemunha dessa gaija? O luis não tem vergonha nenhuma, quem foram as outras testemunhas? A guidinha, o Coito?

 
At 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Votem PDM. mas não é o pdm da camara, esse esteve um discussão publica e a junta nada disso, quantos como eu temos terrenos em agricola e podiam ter passado para urbanizaveis? Mais 10 anos sem puder construir.
Obrigadinho, luis, sampaio e a todos os outros, voces são os maiores, será que Roma paga aos senhores?

 
At 1:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Traidor não sabes do que falas.

 
At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esc, ainda bem que a aldrabice e o despeito ainda não pagam imposto, se não você já tinha ido com a fatima felgueiras para o brasil... mas não voltava...

 
At 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Anónimo conte lá então o que se passou com o pdm?

 
At 6:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

anónimo das 8.19 9.5 9.6... tás possuído ou kê ?

 
At 10:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vai-te encher de moscas...

 
At 12:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Café com formigas (peço desculpa ao cereja mas já tou farto de ir ao post de lá de baixo) seja benvindo.
Como sabe nós somos o PDM, um partido apartidário, independente da religião, eu sou muçulmano pois tenho esperança de quando morrer encontrar as tais 40 virgens prometidas pelo Allah! Diz a companheira que eu sou tolo já uma me deu tanto trabalho que não acredita que eu dou conta do recado a 40.
Nós somos a unica lista que já apresentou propostas concretas, como transporte das uvas da Póvoa no tractor da junta, alargar o poço de Santa Bárbara, fazer um SPA (não faço a minima o que seja) e outras tão uteis como estas.
Os outros têm sede de campnha, na junta e na boiça, nós pensámos no caçoilo mas o farturas faz muito barulho a jogar à bisca, pensámos alugar a loja ao joão republica mas aquilo nem tem porta, assim reunimos aqui todos os dias.
Temos um lider, o meu Maomé, que é o Topatudo.
Somos os grandes brincalhões, tamos sempre a falar de dinheiro, mas nós estamos aqui por um ideal transformar esta terra na capital de portugal. Por mim, o que recebermos da junta vai para as associações.
Seja benvindo, apresente aí as suas ideias e traga um amigo tambem.

 
At 9:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Se não houver listas de assinaturas, se for dedo no ar, eu também queria espetar paus de marmeleiros.

 
At 10:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ó cereja és um(a) verdadeiro(a) IDIOTA...
Vai comer cócó...Com lombrigas recheadas...

 
At 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

lombrigas recheadas?
Que cu mbersa da treta

 
At 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro(a) Cereja gosto da sua subtileza, arranja esta história toda para nos dizer que o L.Pinheira vai ser testemunha do A. do Coito (mais conhecido por A.C.- Anti-Cristo)no processo judicial que envolve uma das Sonias da junta. (sou muito perspicaz, não sou?)
Esse Pinheiro é bem capaz de ir jurar em falso no tribunal.

 
At 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mai nada

 
At 1:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande Líder Topatudo:
Como sua acessora pretendo cuidar da sua imagem, pois já topei que os "vandidos" estão a pôr defeitos nos seus trapinhos.
Agradeço desde já que me disponibilize verbas da junta (pomos nas despesas de representação),pois, já vi a nova colecção Out/Inverno do Armani, e até lhe marquei um corte de cabelo no Eduardo Beauté. Metemos gasolina á pala da junta e vamos a Lisboa tratar da sua imagem. Se for possível vamos num dia em que jogue o nosso Glorioso, se o "povo" não levou amal aos outros, também não deve ficar chateado connosco.

 
At 1:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Consumidora: É capaz de ter razão, eu tinha pensado que eram os homens das velhas que não tinham mãos nelas mas que iam se revoltar. Mas o que diz é uma posibilidade. O que sei é o que o Homem sabe do que escreve, o Homem não o Papa, fosca-se que ele parece o João Paulo. :P

 
At 1:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas o que se passa aqui?
A menina quer ir com o lider para Lisboa, e já foi pedido parecer aqui ao tesoureiro? Nada disso, se forem vão por vossa conta, minha cara, há os "vendidos" do aires, os "vandidos" do luis e os "benditos" do topatudo.
O povo quer as contas certas.

 
At 1:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Cereja Lusitana!!
Não posso visitar sempre o seu blog, pois seus posts são gigantescos,:o) e é preciso ler com calma, e eu tenho acesso a internet apenas no trabalho, então... já pode imaginar como é.
Até breve!

 
At 1:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Poxa cara, meninas brasileiras.
Ora carreguem em cima do nick. O cereja está internacional.
Convida a menina para vir ao festival da cereja e do pau do marmeleiro. Pergunta-lhe se ela quer ser do PDM? :P

 
At 1:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Topanada se começa a dar trela a essas pidéricas horrorosas digo ao nosso grande Lìder Topatudo para o substituir na lista do PDM.
Afinal não foi isso que os MRCCS tiveram que fazer?
Imaginemos que eles tinham publicado a lista inicialmente? Agora tinham que publicar também as erratas.
Líder Topatudo, deixei de escrever os meus versinhos por causa do Topanada, proiba-o também de falar com as brasucas, senão quem desiste sou eu.

 
At 2:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

:O), já viram o simbolo das brasileiras, tenho que ir ao chat tagarela ver o que isto dá.
Eu só estava a convidar para ela vir. Me desculpe. Sabe, sou solteiro e bom rapaz. Me desculpe.

 
At 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

És um grande mentiroso, que ias divorciar-te e agora és solteiro, cuidado com o gaijo, quando for a lisboa é paar ir ao elefante branco

 
At 1:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu gosto deste café, espero que seja menina. :O)

 

Enviar um comentário

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes