domingo, setembro 11, 2005

"São rosas Senhor, são rosas..."

A pedido de poucas, mas boas familias, aqui deixo para a posteridade alguns dos textos escritos na minha fase "lilás", pré-blog cerejacereja.

Entrega das certidões pelo Seu Presidente:

A lista dos moderados não conseguiu recolher os documentos na Junta, até aqui nada de novo, mas não é que a Exma Sra. Dra. Juiz notificou (via telefone e fax) o Sr. Presidente da Junta para, sem falta, segunda-feira ir entregar pessoalmente os documentos em falta?!
Já repararam que é o Sr. Luis Pinheira que vai entregar a lista.
Movimentista, Gruistas, Juntista eis um traidor...
É pá! Estou que nem posso, é ele que vai fazer o favor de entregar a lista.
Sr. Luís, cuidado com as senhoras, ainda fica sem camisa.
Ah!Ah!ah! Peço desculpa mas não aguento. Ah!ah!ah!Traidor!Ah!ah!ah!
Estou a imaginar a cena segunda - feira:
O Sr. Luís estaciona o carro junto ao tribunal, vê um velhote na rua: Desculpe, venho entregar as listas do Sr. Aires para as eleições, pode-me fazer o obséquio de me dizer aonde é que fica a entrada do Tribunal?
Depois de bem informado, entra na porta principal, vê um pequeno átrio, não sabe o que fazer, volta a pedir ajuda a uma jovem advogada que lhe indica que é a primeira porta do lado esquerdo.
Entra numa sala ampla, um balcão de madeira e alguns meirinhos (poucos pois é tempo de férias) "batem" no teclado do computador.
Se faz favor é aqui que se entregam as listas às eleições?
Sim. Diz uma simpática funcionária.
Eu conheço-o e é da televisão, o Sr. é o do Preço certo!
Não, sou o Luís, não me conhece?!
Ah! Como está?! O que o faz por cá?!
Vim entregar a lista do Sr. Aires.
O Sr. Aires não pode vir?
Não, teve que ir de férias e eu como tinha que vir cá a Nelas ao intermarché, disponibilizei-me. Sabe...o Senhor é mais bonito ao vivo do que na televisão.
Obrigado.

Acta da reunião da Junta de Freguesia.

Aos 20 de Agosto reuniu o executivo desta Junta. Estiveram presentes os 3 membros, a saber, o Luís, o Luizinho e o Luizão.
Não houve ponto antes da ordem do dia, pelo que se passou de imediato à discussão do único ponto agendado: A entrega da lista dos moderados na próxima segunda-feira.
Luís: É pá! Tou lixado, tenho que ir entregar as certidões.
Luizão: Talvez não.
Luizinho: Segunda-feira, logo pelas 9 horas digo ao pessoal para estar aqui à frente para não te deixar sair.
Luís: É pá! Mas achas que isso vai correr bem, o folclore com o Melro virou-se contra nós…e a juiz... se eu não for, manda cá a GNR.
Luizinho: Isso é o melhor que podia acontecer, os gajos dão porrada nas velhas e depois nós dizemos que foram os colaboracionistas que chamaram as autoridades. E tu aproveitas, bates com a cabeça aí na porta e dizes que te bateram.
Luís: É pá! Estou farto destas “merdas”. E se eu disser que estou de “caganeira”? Não sei é quem me passa o atestado, parece que todos os médicos de Canas assinaram a lista de apoio ao Pintor.
Luizão: Eu não ia por aí, a Juiz já provou que é rija, manda chamar uma ambulância e vais de maca.
Luís: Mas se eu disser que estou de caganeira, sem força para levar as certidões
Luizinho: Ah! Mas julgas que a Gaja não manda o delegado de saúde?
Luís: E então?
Luizinho: Enfia-te um pau, se não sair molhado…
Luizão: Só se comeres um marisco estragado.
Luizinho: É pá! Queres matar o nosso líder?
Luizão: Tendes razão, então fica assim, as velhas estão cá segunda-feira e depois logo se vê…ou há apenas a nossa lista ou se houver duas... há boicote.
Luís: Passamos à votação. (Aprovado por unanimidade)
Luizão: Acções para hoje?
Luís: Vigília na casa do Pintor, na Boiça e vamos ao Sr. José da Frazina.
Luisinho e Luizão: Porquê no da Frazina?
Luís: Segundo as minhas informações, o gajo assinou a lista dos vendidos porque andamos a fazer-lhe concorrência nas excursões,
Luisinho: É pá! Não lhe façam mal. Senão, já estou a ver a manchete do
Público: “Movimento parte bengala ao Frazina”

Manifestação na Rua do Comércio.

Canas de Senhorim. Segunda-Feira. Rua do Comércio.
Uma centena de mulheres (mais concretamente 93 e uma pessoa que fez uma operação na Suiça para ser mulher mas no B.I. ainda se Chama Francisco. São 10 horas da manhã. As mulheres gritam, histéricas: "Luís, não vás entregar as listas ao Tribunal, a luta continua"O Luis Pinheira está na varanda do seu imóvel, está a falar mas não se ouve tal é a algazarra que as mulheres fazem. De repente alguém se apercebe que o musico quer falar. Faz-se um silêncio. O Professor vai falar:-"Não me chamem traidor. É a Meritíssima que me obriga a ir a Asnelas"As mulheres gritam em uníssono:"Não vás, filho, dizemos, como das outras vezes, que foi o povo o responsável. Não vamos deixar que tu vás.""-Por favor deixem-me ir eu não quero ser criminoso."Filho não te preocupes, voltas a contratar o Advogado de Coimbra, o Dr. Marinho, que depois nós fazemos um peditório."Alguém na multidão:-"Mas porque raio vão a Coimbra com tantos advogados e bons em Canas?"-"Estou muito triste. O povo já não gosta de mim."-"Filho não digas isso, nós adoramos-te, sabemos que só tiveste prejuízo por ir para a Junta, ainda agora foste convidado para fazer o reclame aos gelados da Olá e não aceitaste porque tinhas que dirigir as obras que a junta está a realizar, e por isso foste substituído pelo Zézé Camarinha para fazer a publicidade."- "Ai estou que nem posso. O que vai ser da minha vida, agora nunca mais apareço na televisão tal como o Nando* Ai... estou que nem posso."-Tem calma - grita o "povo", o Jorge Sampaio não te prometeu que íamos ainda este ano ser concelho?- "Snif...snif...É mentira. Tou que nem posso"- Deliras meu filho - gritam as mulheres - tu nunca mentes.

(Agora tive um susto: O meu Serra da Estrela começou a ladrar. Pensei que era a Dona Amélia que aí vinha com as 91 companheiras e a Francisco. Se a minha vizinha Amélia descobre que eu sou o Cereja nunca mais me fica com o puto, o Tô ké né póxo..Ela só leva 20 contos, onde ia arranjar mais barato? Mas, não há bela sem senão algo me diz que está a estragar o puto pois agora este só quer colo.)

Despachos da Dra. Juiz.

Processo Eleitoral nº 2/05“Notifique-se o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Senhorim para, pessoalmente, entregar no Tribunal Judicial de Nelas até ao dia 21 de Agosto as certidões a comprovar que os eleitores da lista constituída por cidadãos independentes (Só Canas) são eleitores nessa freguesia.A não entrega dos documentos referidos constitui crime de desobediência punível com pena de prisão até 5 anos ou degredo para Angola.”
Na mesma data, a Meritíssima despachou num outro processo:“Verificamos que no processo eleitoral nº 1, há nódoas de azeite a folhas 13 a 22. Notifique o cidadão eleitor com a posição de nº 1 da Lista do MRCCS para fazer substituir as referidas folhas sob pena de o processo de candidatura dessa lista não ser aceite.”

A estória do Tonito.

A estória do Tonito (um dos poucos homens que acompanham as velhas, as histéricas e a Francisco).O Tonito é o intelectual do Movimento. Nas reuniões é a ele que lhe pedem para analisar os resultados das acções realizadas (já ganhou a alcunha entre os movimentalistas de “Marcelo Rebelo de Sousa”). É o principal obreiro das acções a executar. O líder pede sempre para haver uma “brain-storm” mas sabe de antemão que não era necessária, a ideia que o Tonito apresente é a que vai ser aplicada no terreno. A última acção teve o nome de Código “Caça ao Melro”. Esta operação tinha duas acções: Na sexta-feira o encerramento da Junta, na Terça-Feira (último dia do prazo de entrega das listas) solicitou a um dos juntistas para dizer à mulher e à filha para reunir as velhas em frente dos Paços da Junta. Assim não seriam responsabilizados por não ter havido a entrega dos documentos ao Tribunal.Tonito é solteiro, a única mulher que conheceu foi numa das viagens a Lisboa para reunir com os deputados. Muitas vezes tinha-se que ficar de um dia para o outro, e por isso era reservado um hotel, sempre de 4 estrelas, com todos os serviços incluídos (pequeno-almoço na cama e uma menina). Quando preparava a documentação para entregar aos grupos parlamentares entrou no quarto nº 325 uma preta de Angola. A Menina vestia uma camisa de dormir branca, transparente que deixava ver na penumbra do quarto um corpo cheio de curvas sensuais. A preta começou a despir-se:-“Que desejais?”-“Tudo o que um movimentalista merece”Ainda a preta não tinha tirado a tanguinha, o Tonito muito atrapalhado:- “Desculpe… nunca tinha-me acontecido isto.”A preta, sorrindo (tinha acabado de ganhar 200 € sem qualquer esforço), voltou a vestir a camisa de dormir:- “Não fique envergonhado… isso por vezes acontece… é do stress.”A partir desta situação o Tonito ficou mal com o mundo, tornou-se um radical, um extremista e todas as acções do movimento ressentiram-se.Foi o início da perda de simpatia por parte dos portugueses por esta luta. E TUDO POR CAUSA DE UMA PRETA DE ANGOLA…

10 Comments:

At 11:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Topatudo andas por aí?
IH IH IH!
Gostei do pau de marmeleiro. fosca-se, até num canalisador deve doer.
IH!Ih!

 
At 12:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

que lata a sua publicar uma colectânia de textos estercosos fedorentos e encomendados!Passe agora à fase seguinte e publique a verdadeira história da sua família!
queremos divertir-nos à grande Dr cereja que até fala latim!

 
At 12:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

12.13 ainda levas tautau do lider por andares a escrever aqui.
Já vieste de marrocos?

 
At 12:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não batam no movimentista, que ele quer falar nos cheques. Quero-me rir.
Não, ainda não veio de Marrocos, este é o que escreve os discursos.

 
At 1:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vendidos. O povo vai dar uma lição.

 
At 10:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Espectacular. Gatos fedorentos têm concorrência.

 
At 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito bem.
lol.
Tem que pôr os textos mais pequenos, se não for pedir muito.

 
At 11:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

vale mais o sr Zé da Eufrazina do que toda a corja de vendidos que se lanbuza á volta deste doutor cereja podre

 
At 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Adoro cerejas.

 
At 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu adoro cerejas, mas prefiro ginja. Lol

 

Enviar um comentário

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes