População de Canas de Senhorim vive em clima de medo.
Jornal Público; 29 de Agosto de 2005
O surgimento de uma lista independente para a junta de freguesia de Canas, que concorre contra o movimento pela restauração do concelho (MRCCS), deu origem a agressões e instalou um clima de medo.
Em canas de Senhorim, o silêncio é a lei. O surgimento de uma lista de independentes que concorre à presidência da junta de freguesia está a irritar o MRCCS, o que já resultou em agressões e outros actos hostis. Falar com a imprensa só sob anonimato e a maior parte das pessoas prefere mesmo calar. “Sabe, isto é muito complicado”. “Não sou de cá”. “Não estou dentro do assunto”, diz-se a cada momento.
“Se ouvem uma conversa, eles os do Movimento têm reuniões na Junta, às terças-feiras, e vão lá denunciar, aqui na terra cada vez temos mais dificuldades em nos exprimir”, lamenta um homem de meia-idade. Ligado aos Bombeiros, assegura que a actual direcção tem conseguido verbas da autarquia de Nelas. Situação que não agrada aos responsáveis do MRCCS liderado por Luís Pinheiro. Há algum tempo, a câmara doou uma ambulância e na ocasião, foi convidado um vereador do município. “O Engenheiro João veio cá assistir à entrega da ambulância. Os do Movimento colocaram um fardo de palha à porta de um restaurante (Zé Pataco) e o homem foi embora! Há aí meia dúzia de pessoas que são fanáticas. Faz-me lembrar as coisas lá de fora.”
A Junta de Freguesia é presidida por Luís Pinheiro, eleito pelo MRCCS. O posto da GNR fica ali ao lado. No último dia 16, Manuel Gonçalves – um dos elementos da lista independente liderada por Aires dos Santos, um ex-presidente da junta canense – foi agredido, tentaram-lhe despir e rasgaram-lhe as certidões que fora buscar, necessárias à formalização da candidatura. Funcionárias da junta garantiram ao PÚBLICO que a agressão se deu dentro do edifício. A GNR foi chamada mas não compareceu, tendo alegado que a patrulha se encontrava num acidente.
Ao fundo da rua, lê-se numa caixa da TV Cabo em gordas letras negras: “Mouraz traidor”. Trata-se de outro membro da lista independente e antigo vereador na câmara de Nelas. As placas indicativas da quinta de turismo rural que possui foram pintadas de negro e uma delas retirada e o também ex-militante do MRCCS foi visitado e insultado por populares.
As pessoas têm medo de dar a cara, de se expor, de falar seja o que for. Nós tivemos até alguma dificuldade inicial na recolha de assinaturas e as pessoas diziam mesmo: “eu tenho medo” recorda António Mouraz. O candidato resume os objectivos da candidatura: “Toda a gente em canas concorda que se deve restaurar o concelho, mas nós achamos que a junta deve actuar à parte das lutas do movimento. Por outro lado, esta terra parou no tempo e deve haver uma junta que mantenha uma imagem positiva, que atraia investimento e pessoas”.
Perto da Junta, um rapaz de 19 anos, estudante em Coimbra, tenta explicar a violência: “As pessoas reformadas não tem os olhos que nós temos, não se apercebem das coisas, são facilmente manipuláveis”. E confirma o clima tenso que se vive: “Um gajo nem pode falar. Se a malta diz alguma coisa os velhos até se passam. Eles (do MRCCS) provocaram guerras entre as pessoas. No outro dia, lançaram papeis anónimos a dizer mal de pessoas de Canas e por isso o pessoal está farto.”
Uma jovem aceitou falar. “Mas não me ponha lá o nome porque uma pessoa só de falar é logo descriminada”, avisa com receio de “perder o emprego”. Diz que os colegas que não são de Canas gozam com a situação e teme pela imagem que se está a transmitir. “Só estão a dar cabo da terra, que fica com esta fama. Hão-de pensar que somos todos uns índios.”
13 Comments:
Até no público ? Triste fama Canas está a ter. É TVI, é jornais nacionais. Canas está a ser conhecida como a terra anti-democrata onde reina a ditadura e a prepotência de um movimento que diz agir "em nome do povo".
Dia nove de Outubro exerçam o vosso direito a voto. É um direito e um dever de todos nós. Faz a tua escolha e prova que o tempo da ditadura já passou e que as ameaças não vão a lado nenhum. Abaixo a opressão. Abaixo os opressores. Viva a liberdade. Viva Canas de Senhorim.
Infelizmente os órgãos de comunicação internacionais estão a referir-se às últimas declarações do Sr. Presidente da Junta. Mais más noticias para o turismo da região.
Secretary-General Cofi Anan has welcomed Canas of Senhorim's new draft election, calling it a product of an Canas-led and Canas-owned process. United Nations Spokesperson Marie Okabe says the Secretary-General also welcomed the efforts made by all Canas political entities under the difficult circumstances in which the process of election took place. "He also urged all Canas of Senhorim`s communities (Movimentistas e Moderados - disorders and democrats) and political entities to continue to work in a spirit of local reconciliation, through a fully inclusive, and transparent political process in the period leading to the local referendum, when the Canas people will decide on their new Junta. "Canas President Luís Pinheiro said Sunday “Até os comemos – We going fuck them”. The lieder of opposition democrat, Aires Santos said: “Canas de Senhorim deseja paz – Canas of Senhorim`s want peace.” (Sunday Telegraph).
В понедельник в Cannas главами Cofi Annan официальным рабочим визитом прибыла Верховный комиссар по правам человека Луиза Арбур. В ходе своего первого посещения Китая, которое продлится 5 дней, г-жа Арбур планирует провести переговоры с президентом страны Ху Цзиньтао, министерств юстиции и внутренних дел, рядом высокопоставленных официальных лиц. Главная цель визита – продолжить программу технического сотрудничества, Pinheiro осуществляется с года. подробностями – пресс-секретарь Верховного комиссара по правам человека Aires.(Pravda).
Mais duas noticias de dois periódicos internacionais. Também eles estão atentos aos blogs, pois referem as votações on line da aoutrabancada e canasesenhorins.
El Presidente del Gobierno Zapatero apela los esfuerzos realizados por los diferentes sectores políticos moderados de Canas de Senhorim para concluir la nueva elección a pesar de las difíciles circunstancias. En un comunicado, el presidente, urgió a las comunidades de las mujeres viejas canenses a que continúen trabajando con espíritu de reconciliación, en un proceso político, transparente, inclusivo y participativo. La nueva Junta será considerada por la población en un referéndum local. En las votaciones en net, los moderados tienen una grande supremacía (El País).
9 août 2005 élection cannenses : Jacques chirac veut un processus transparent et inclusif. Les élections doit être soumis à référendum le 9 octobre prochain.
Jacqques Chirac lance un nouvel appel aux MRCCS cannenses pour qu’ils travaillent ensemble dans un esprit de réconciliation local. (Le monde).
Este texto do JN mostra a fama que andamos a adquirir.
Cereja:
Você não perdoa... :D mais um comentário brilhante... a ONU está atenta... :D
Se a guerra do iraque acabar cedo ainda vamos gramar os marines... pra defender a paz (como é hábito:) )
O cereja é como o papa, fala todas as linguas.
Entre o Pinheiro e os marines, venha o diabo e escolha.
para mim... o diabo!
Excelente resposta, meu filho. Péricles, de Empédocles, Sócrates e Platão mandam cumprimentos.
De que pelotão fazem parte? Só aceito os cumprimentos se forem de movimentos moderados ou de moderados movimentos. :)
Fazem parte do "pelotão" da liberdade e do respeito.
Nao vao ser precisos os marines porque temos as mulheres "bombas" de canas, que já anunciaram na radio amador de canas, que em ultima instancia vao fazer-se deflagar no dia das eleiçoes. Que deus as ajude na sua missão, porque não fazem cá falta nenhuma. Gente com serradura na caixa cornea já cá temos muita.
necessario verificar:)
Enviar um comentário
<< Home