sábado, agosto 27, 2005

A estória da Senhora Amélia


Amélia nasceu em Canas de Senhorim. Os seus pais vieram de Além Rio, do Seixo da Beira para trabalhar no Abreu Madeira. Cá casou e muito cedo enviuvou. Actualmente está "ajuntada" com um senhor das Laceiras (não se casam para não perder o complemento de reforma que recebe do ex-marido).
É uma mulher rija e toda despachada, no outro dia foi fazer necessidades ao mato, pegou numas folhas de couve e lá foi, mas a vontade para obrar desapareceu, não deu o tempo por mal empregue, aproveitou e trouxe uma padiola de caruma para a sua porca parideira que todos anos dá duas ninhadas, o que constitui uma importante fonte de rendimento para os seus parcos réditos.
Amélia é uma das muitas senhoras deste lugarejo que vê os mal – olhados. É numa tigela com água e depois entorna 4 a 6 gotas de azeite (têm de ser azeite virgem e não pode ter mais de 1º de acidez). Se as gotas se separam é porque há mau olhado, a maioria das vezes de uma vizinha invejosa. Eu não acredito em nada disto, mas a verdade é que eu já estava a ficar desesperado por ainda não ter filhos, cheguei seriamente a pensar em construir um Convento como El Rei fez em Mafra. A Dona Amélia (eu trato-a por Dona apesar de ela não ter nada que possa dizer que é dela) um dia chegou-me a casa e disse que tinha visto no azeite que eu estava com um encosto, que tinha feito uma reza por isso ia ter em breve um varão.Coincidências, ou não, cá estão os putos para me "moerem" o juízo.
A vida da Dona Amélia é uma vida muito triste, a filha está “encalhada” em casa, não há moçoilo que se atreva a tirá-la de casa, o companheiro quando perde o Benfica, é porrada na senhora. O seu único “entretém” é quando as amigas a convidam para ir para as manifestações do Seu Luís. A última vez que foram ao palácio de Belém chatear o Sr. Presidente ela vinha encantada com o palácio, o Rio Tejo, a Expo e o Colombo.
No outro dia, perguntei-lhe porque andava nas vigílias. -“Disseram-me que se o Sr. Aires for para a Junta não vai organizar excursões. O que vai ser de mim se acabar as viagens com o Sr. Luís, eu não tenho 15 euros para dar ao Seu Zé da Frazina?”- Óh Dona Amélia mas a senhora anda nisso só pelas viagens?!- “Então porque seria? Mas nem todos andam ao mesmo, aos mais novos o Sr. Luís já lhes prometeu emprego na futura Câmara.”

4 Comments:

At 4:41 da manhã, Blogger . said...

Estou que nem posso...

 
At 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Blog com informação e com os seus testos "deliciosos" como alguém já escreveu.
Reparo que V.Exa está agora a "bater" nos moderados.
Já há alguem tempo que deixei de escrever nos blogs porque verifiquei que fala-se do acessório e não do que é fundamental. Espero poder debater ideias aqui neste blog.
Estou como V. Exa e aoutrabancada:
Estou que nem posso.

 
At 1:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cereja, espectacular, o melhor humor de sempre!!

 
At 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é o cereja e o anónimo x.lol e tantos outros, eu sou amador.

 

Enviar um comentário

<< Home

António Vega-Lucha de gigantes